🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Colapso económico ameaça guerra da Europa contra o plástico

Publicado 07.08.2020, 14:09
Atualizado 07.08.2020, 14:12
© Reuters.

OURÉM, Portugal, 7 Ago (Reuters) - Dar uma nova vida ao lixo plástico levanta Carlos Bento da cama todas as manhãs. Mas a pandemia do coronavírus viu as receitas da Micronipol, a grande instalação de reciclagem que Bento administra no centro de Portugal, caírem até 40%, enfrentando assim um futuro incerto.

A Micronipol produz polietileno reciclado, a base para sacos plásticos e garrafas. O produto está a acumular-se nos armazéns pois os clientes, enfrentando as suas próprias dificuldades económicas, põem de lado a vontade de reciclar - optando ao invés por alternativas mais baratas: plásticos não reciclados feitos de hidrocarbonetos.

Ao mesmo tempo que as restrições foram sendo implementadas em todo o mundo, uma queda na procura por petróleo empurrou os preços para níveis mínimos históricos, fazendo com que os plásticos virgens - que já se estavam a tormar mais baratos do que o equivalente reciclado - fossem ainda mais acessíveis.

"Deixando de ser competitivos e começando a ter prejuízo, temos duas hipóteses: ou alguém nos tem de subsidiar para nós continuarmos a trabalhar ou teremos de fechar", disse Bento, ao lado de uma pilha de fardos de plástico reciclado coloridos.

Os preços mais baixos do plástico virgem podem significar um desastre para o futuro de recicladores europeus como a Micronipol.

Dados da S&P Global Platts mostraram que na Europa, o polietileno tereftalato (PET) virgem ficou acima de 7%, ou 60 euros por tonelada, mais barato do que o equivalente reciclado no mês passado.

O grupo da indústria Plastic Recyclers Europe disse que as empresas na maioria dos estados membros da União Europeia sinalizaram que as suas instalações de reciclagem reduziram drasticamente as operações e, em muitos casos, fecharam as linhas pelo menos por alguns meses.

"Sem uma reciclagem de plásticos que funcione bem e seja lucrativa, não há alternativa, nenhuma opção ambientalmente correcta para a gestão de resíduos de plástico", disse Antonino Furfari, o director administrativo do grupo. "Esses resíduos serão incinerados ou vão para aterro."

Texto integral em inglês: (Reportagem de Catarina Demony, traduzido para português por Maria Gonçalves, Editado em português por Catarina Demony)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.